“Descubra: Jejum Intermitente – Um Método Poderoso para Emagrecer com Saúde!
Nos últimos tempos, o jejum intermitente tem se destacado como uma abordagem alimentar muito procurada, especialmente por aqueles que buscam melhorar sua forma física e perder peso. Basicamente, ele estabelece períodos específicos para se alimentar e, uma vez encerrada essa janela, é necessário permanecer em jejum até o dia seguinte. Mas será que realmente funciona para emagrecer e manter a saúde?
De acordo com a nutricionista do Hospital São Lucas Copacabana, o jejum intermitente pode, sim, ser eficaz para a perda de peso, desde que seja feito de maneira adequada, consciente e com acompanhamento profissional. Para estimular a queima de gordura, é recomendável que o período de jejum seja prolongado, chegando a 12, 16 ou mais horas por dia.
“Após esse período sem alimentação, o corpo fica privado de fontes de energia e é induzido a queimar gordura acumulada para obter energia. No entanto, pessoas com pressão baixa, hipoglicemia ou níveis baixos de açúcar no sangue devem consultar um nutricionista antes de experimentar esse método”, explica.
Apesar da eficácia comprovada do jejum intermitente para emagrecimento, existem várias nuances que o tornam verdadeiramente eficiente. Durante a janela de alimentação permitida, é fundamental consumir alimentos saudáveis, ricos em nutrientes que promovam a saciedade, e não ultrapassar as calorias determinadas pelo nutricionista para o consumo diário.
Seguir o jejum intermitente não significa liberar o consumo de qualquer alimento durante a janela de alimentação.
“A ingestão de líquidos como água, água com gás, chás e café puro sem açúcar é permitida fora da janela de alimentação, o que mantém o corpo hidratado ao longo do dia e ajuda a controlar a fome até a próxima refeição. No entanto, nenhum outro alimento ou bebida é permitido, ou o jejum será quebrado. É recomendado manter uma hidratação adequada ao longo do dia, consumindo pelo menos dois litros de água ou outro líquido indicado pelo nutricionista”, enfatiza a especialista.”